sábado, 2 de março de 2013

Um alerta!!!

Estava aqui me perguntando: será que as pessoas tem a noção que a depressão é apontada como a quinta maior questão na saúde pública e que até 2020 deverá estar em 2º lugar????
eu vejo todo tempo até em meios de comunicação, uma banalização do transtorno bipolar do humor. Vejo colocações do tipo: " Ela é bipolar" ou então: " Tá bipolar é???". É triste pensar que ser bipolar é mudar de alegre para triste ou vice e versa...é muito mais do que isso! É assustador e estamos presos sem tregua aos ciclos da doença.
Ainda não encontrei um profissional esclarecer o que é de verdade essa doença e o que é realmente necessário saber para aumentar as chances de algum sucesso no tratamento, se a pessoa não sentar a bunda e pesquisar fica muito dificil. É preciso esclarecer o paciente e a familia sobre os sintomas da doença, o que causou e causa, como ela pode  ir adiante durante a vida e que atitudes tomar na depressão e na mania, como enfrentar as recaídas, quais os riscos e tudo mais.
Tem que ser tratado um conjunto de coisas. Não é simplesmente jogar a medicação sem sequer explicar tudo sobre ela, outras possibilidades, alternativas, tudo tem que ser discutido, analisado e pensado para o nosso bem estar.
Tratar só os sintoma depressivos ou eufóricos é fácil, e tratar o diagnóstico????
Até hoje eu não tive um tratamento planejado para atender as minhas necessidades a curto, médio e longo prazo. No meu tratamento atual iniciado em maio de 2012, e que eu mesma busquei e cheguei a este psiquiatra, eu tive ao menos um profissional direto e sensato que me disse: Iniciar o lítio já, e não precisa de terapia pois esta cansada e desgastada por ter passado por tanta terapia, diagnosticos e sofrimento. Eu sei que em 30 minuto ele definiu tudo. Não estou aqui para julgar e talvez por ele ter percebido que me tornei uma estudiosa no assunto e que já tinha aceitado minha doença, acho que ele sentiu-se confortável em não detalhar muito. Mais vejo que um portador de TB precisa de mais e mais, para que tudo esteja muito claro, e tudo que envolve o entorno da doença também. Muitas vezes o paciente não percebe sua crise e muito menos os familiares e quem o cerca.

Quero relatos, opniões.... Obrigada!

Anna

3 comentários:

  1. Também acho um absurdo essas piadinhas bipolares, que se resumem em mudar de ideia mto rápido... Ãnh? Como assim??? Ser indeciso não é doença, faz parte da personalidade da pessoa. Fico mto indignada quando vejo os próprios bipolares compartilham essas porcarias e aumentam o mal-entendido. Aff!

    Eu tb acho que informação é o caminho para a nossa melhora. Acredita q já teve psiquiatra que me aconselhou a não ler nada a respeito??? Eu fiquei chocada.

    Meu maior desafio hj é ter uma rotina estável e conseguir um emprego de meio período. Estou para marcar minha primeira psicoterapia e espero mesmo que isso me ajude nessas questões.

    Gostei do teu blog, tb to seguindo o teu :)

    Abraços da Flor ~*

    ResponderExcluir
  2. quando tive o diagnóstico sai a pesquisar na internet por conta e contra todos que me diziam que não valia a pena, que internet não informa, etc. claro que li o livro do Dr. Diogo Lara, mas a maior parte do que sei foi da internet mesmo. quem diz que não adianta está menosprezando a inteligência do outro. tb quero saber o que acontece comigo. infelizmente os médicos só dão medicação pq a medicina está engatinhando nas coisas da mente. conselho: na parte layout do blogger na segunda parte da página de gadgets vc encontra seguidores que é melhor do que este que está aí.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana Paula
    Eu gostei muito do seu blog, apesar de que vc foi ao meu, deixou sua carinha no painel de seguidor e não fez nenhum comentário. Deduzi que vc não gostou de nenhum post meu. Fui ao blog da minha querida amiga Flor e vi um comentário seu lá e de lá eu pude te achar. Acho que seu desabafo tem fundamento em parte, também não gosto de rotularem os bipolares, tudo é bipolar. Quanto a cura, ou ao diagnóstico, creio, que evoluímos muito, vi que vc também é admiradora da Kay R. Jamison, eu também, na época dela só existia o Lítio, hoje existem várias outras drogas para nos deixarem mais estabilizadas, então sim, estão fazendo progresso na medicina. Mas não encontraram a cura para o câncer até hoje também! Saiba de uma coisa minha querida eu sei o que vc passa porque só um bipolar entende outro!
    Bjos. Fique com Deus!
    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir