domingo, 3 de março de 2013

Para vencer uma crise...

Bom dia!!! Ótimo Domingo para todos!!

Hoje venho falar do que nessas pesquisas conclui a respeito das novas crises que vão surgir.



Para vencer as crises é necessário paciente e familiares estarem bem informados para saberem detectar sintomas e ajudar.

Além disso o profissional escolhido por você deve esclarecer TUDO, e quando não houver mais dúvidas vc deve pedir para que ele trabalhe com vc o preconceito. Sim o preconceito!
Temos que aprender também a usar o "bom senso" em relação a contar sobre sua vida às pessoas. Em geral, todos nós julgamos. Se você expor suas questões às pessoas menos esclarecidas sobre o que é transtorno bipolar, você correrá riscos desnecessários em relação ao preconceito. Não foque tanto na doença, foque no tratamento, este é o segredo.

Eu e minha família sofremos durante anos acumulando ressentimentos, queda do poder aquisitivo, atraso em minha formação até termos meu diagnóstico. Em maio de 2012 retomei o tratamento mas ainda sim as dúvidas só são discutidas em crise, ou quando acham que estou em crise. O ano passado estive com meu psiquiatra 3 vezes, este ano nenhuma, somente meu pai e irmã estiveram com ele quando colhi a consequência de uma de minhas crises.(depois conto melhor para vcs tudo). Mas tomei a decisão de procurar um outro profissional. ( Depois também conto o que tenho passado, principalmente aqui no meu estado, que mesmo com condições para pagar uma consulta de 450,00 reais, sim esse é o preço do meu psiquiatra, tá dificil encontrar outro...e mesmo tendo um bom plano de saúde (petrobras), os que estão cobertos pelo meu plano a maioria não tem tato e experiência com esse transtorno.)

Acho essencial ter um profissional para ENSINAR e sermos pacientes capazes de APRENDER em como lidar com uma nova crise. Temos que estar preparados ,ou quase, para saber lidar com a frustação, desesperança, decepção e previnir que tudo isso traga consequências que venham atrapalhar o tratamento e a recuperação.

Em uma das minhas pesquisas certa vez li uma definição que para mim descreve exatamente o transtorno bipolar do humor.
Dizia: " É como um animal selvagem em sua mente, pronto para escapar a qualquer momento", e que precisa de grades fortes para ser contido. Às vezes a porteira se abre um pouco e ele volta a ameaçar - o importante é não deixá-lo à solta. A luta a ser travada com esse animal é longa e difícil, mas vale a pena - vale o resgate da própria vida.

A escritora Ka Jamison diz em seu livro "Uma mente inquieta" que: " Os chineses acreditam que, antes que se possa vencer uma fera, primeiro é preciso embelezá-la, e que ela tenta agir assim com a doença maníaco-depressiva."

E você como age?? O que faz na crise? Já aprendeu a identificar quando vai entrar em crise? Quem são as pessoas que já aprenderam para te ajudar? Como seu psiquiatra, terapeuta, trabalha? Quero comentários para APRENDER com vocês.

Beijinhos

Anna

Nenhum comentário:

Postar um comentário