terça-feira, 5 de março de 2013

Aguardando vaga da Psiquiatra...

Bom dia!! Não sei se recordam que comentei que estava disposta a mudar de psiquiatra e que estava buscando um. Aqui em Salvador onde vivo, a situação é cruel, pois especialistas em transtornos de humor ou em alguns tipos de terapia, é algo super restrito, uma luta. O que estou hoje só encontrei por indicação e muita pesquisa com profissionais de outros estados e a que estou tentatndo contato foi frustante até encontrar por acaso seu consultorio e ter uma recepcionista do outro lado da linha atenta, rápida e disposta a ajudar. Me indicaram uma p.h.d no asssunto aqui em Salvador e quando joguei o nome dessa doutora no google, encontrava TUDO sobre sua vida, trabalho, livros, etc....menos o contato, e olha que persistente, fuço tudo quando quero encontrar algo e sei da importância de me encontrar com um bom profissional....resultado fui pescando daqui, dali até que descobri que ela dava aulas na UFBA, liguei para instituição e todos que atenderam foram mal educados e diziam que nem conheciam a tal Dra.; vcs não tem noção de tamanha frustação que passei desde antes do carnaval ate a semana passada. Vejam bem não quero falar e julgar nada pois a culpa é do nosso sistema e das pessoas que não se importam com as outras. Cheguei a ligar para o hospital psiquiatrico do qual ela é coordenadora e recebi a resposta de uma enfermeira que ela não tem consultorio, não atende e só fala com os residentes, e mais ainda que seria dificil mesmo eu indo lá ser atendida por ela. Essa é a realidade da saúde no nosso país!!!! Pasmem, não consegui nada, além de não. não e por ultimo uma outra enfermeira de um outro plantão me dizendo que eu estava fazendo perguntas dificeis!!!! Revoltada!!!!!!
Ai minha gente eu desisti de buscar essa tão renomada profissional, pois isso estava me abalando. Foi ai que um grande professor e doutor da USP me respondeu ao meu email me indicando um outro profissional também especialista no assunto. Vou correndo ligar para marcar e ai ele não tinha vaga, so para abril  e eu com minha tamanha ansiedade peço pelo amor de Deus para me arranjar uma hora extra e tal e ai vou falando quando sem querer cito o que havia passado essa semana atras da doutora, e acreditem minha gente e graças a uma profissional atenta do outro lado da linha, ela me diz: dra. tal....atende aqui, ela trabalha com este doutor que vc esta agendando....vcs não tem a noção do sentimento que tive de revolta e tambem de alivio, Me entristeço pois vejo todo tempo pessoas em suas funçoes descomprometidas como é o caso dos atendentes da Universidade Federal da Bahia do setor da faculdade de Medicina, atendentes do hospital psiquiatrico da UFBA...e se não fosse pela Marcia que trabalha nesse consultorio que se dispôs a me escutar-escutar, eu não descobriria de fato nada, agora estou na fila de espera para ver o que dá, e se me identifico com essa doutora. Espero que sim!! Me sinto sem rumo.....

Anna

Ps: Vcs já passaram por isso???

5 comentários:

  1. olá, Anna, vc não tem plano de saúde? o meu psiquiatra é do plano, peguei o nome dele pela relação que a gente tem dos profissionais. pela minha experiência, esta questão de se acertar não vai do psiquiatra ser de renome, mas sim da "quimica" que vai rolar ou não. normalmente não tem problema e os psiquiatras estão aptos a dar a medicação e fazer a terapia. espero que vc resolva logo, bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá,Anna!Tudo bem?!
    Primeiramente,agradeço sua passagem pelo ecos e pelo singelo comentário.
    Veja bem,é algo estranho,uma grande metrópole como Salvador,você não conseguir uma consulta com um psiquiatra.O que realmente você está buscando em um,o porquê da troca?O que não está dando certo na sua relação com o profissional?
    Muitas perguntas,né?rs

    Beijos!Dani.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, Bom dia!!
      Obrigada pelos comentários e pela visita, é muito importante para mim.
      O sistema de saúde mental em Salvador é totalmente precário, os hospitais estão super lotados e isso passa inclusive na rede particular. Salvador é uma métropole mas para quem vive nela é uma província. Os profissionais de saúde de um modo geral se estagnam a tal ponto e estao tão ocupados com a demanda, que não tem tempo de sair daqui para se reciclarem e se especializarem. Passei por isso na minhas andanças entre um profissional e outro(20 anos para ter um diagnostico e fui tratada em outras patologias), e a falta de reciclagem. Por exemplo o psiquiatra que hj estou, em 30 minutos me diagnosticou e disse é Lítio e ponto. Ou seja desde de maio do ano passado sigo fiel ao lítio e ainda me sinto mal. Pesquisando vi diversas opçoes, medicamentos novos, uso de medicamentos combinados e nada disso foi discutido. Vejo inclusive um profissional a moda antiga quando na psiquiatria não existia outra opção a não ser lítio. a unica alteração até hj que ele resolveu fazer foi na dosagem. Nao esclarece nada a fundo para minha familia e ainda me colocou em um circulo de ameaças do tipo, ou ela toma o remedio ou internamos, fácil não??? Mas eu não vou desistir, tô correndo atrás, tomando o lítio direitinho, e buscando algo mais. Como nossa amiga acima falou, precisa de química também.
      O que souber pode me avisar....
      beijos
      Anna

      Excluir
  3. Obrigada pela resposta...
    Tenho sim plano, mas passei 20 anos com esses psiquiatras cadastrados sem diagnóstico, acredite! A saúde publica e particular na Bahia esta um verdadeiro caos, é tudo tão cheio que os profissionais não tem tempo de sair daqui e se reciclar e não falo só da saúde mental...está em tudo amiga!!!
    Leia a minha resposta abaixo e entenderá mais...Não vou desistir, até me candidatei para pesquisas em SP para estimulação magnética, tentarei de tudo. Principalmente porque sei que preciso de além da quimica que é essencial no tratamento, um profissional que mergulhe comigo, pois passo a maior parte do tem hipomanica e quando fico depressiva, a coisa fica feia...e mudo de humor como mudo de camiseta...muito dificil...me mande suas experiências, e estarei aqui para aprender com vc. Eu também espero que resolva logo....
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Você faz algum tipo de terapia psicológica?
    Pq o medicamento em si,não é o salvador da pátria.O que pode melhorar a adesão ao tratamento é a situação na qual sua vida se encontra.Pq não adianta se medicar,se o meio em que estamos não está colaborando para isso.
    Vc não pode se tornar escrava do remédio,como se só ele tinha q fazer a parte dele e vc não.
    O lítio e o valproato é bastante antigo.Mas o lítio é mais receitado,geralmente,em casos mais graves com algum anticonvulsivante(carbamazepina,por exemplo).Auxiliando também tem os antipsicóticos..tem a lamotrigina,topiramato..
    Bem não sou a pessoa mais adequada para falar em farmacologia,mas o lítio em si,por muitas vezes,não é eficiente.
    A saúde no Brasil está um caos,imagina quem é da rede pública?Que precisa se medicar?Até conseguir uma nova consulta,já teve seu tratamento todo comprometido.A maioria dos médicos são acomodados..É como vc chegar na emergência de um hospital com muita dor e te receitarem dipirona,virou religião;e o lítio,virou solução pra tudo,mas não é suficiente em alguns casos,mas eles querem se comprometer?Não!

    Beijão,Anna!Estimo melhoras e,não se esqueça,também depende vc a melhoria da qualidade de vida.

    Beijão,Anna!Dani.

    ResponderExcluir