sábado, 2 de março de 2013

Tomarei remédios para sempre???

Achei muito legal esse texto no blog da Dra.Sofia Bauer, vale a pena ler!



Pois é! Se não quiser ficar como o cara da foto, vai ter que tomar seu medicamento até que a medicina arrume uma nova saída!
Sempre que atendo alguém e prescrevo remédios "psiquiátricos", escuto essa famosa pergunta: "então vou ter que tomar isso para sempre?" "Infelizmente, vai!" Essa é a resposta. Mas felizmente, você tem a chance de ter algum remédio que te ajuda e que tira seus sintomas. Já pensou se estivesse aqui para eu te dizer que você iria ficar deprimido, ansioso, com insônia, com ataques de pânico para o resto de sua vida? Isso sim seria terrível, não acha?

A nossa cultura colocou nos remédios para depressão, ansiedade e transtorno bipolar um "estigma". Parece que tomar esses remédios quer dizer que você é doido!

MAS NÃO É ! Infelizmente, você tem uma doença crônica, que ainda não descobriram um tratamento eficaz para acabar com ela, e portanto, terá que fazer uso constante de algo que tira seus sintomas desagradávies e lhe dá qualidade de vida! É simplesmente isso!
E pensar que até 1960, não havia medicação para depressão! Meus Deus! Seus avós padecima deste mal sem ajuda nenhuma de remédios que pudessem fazer algo por eles. É como não ter remédios para febre, antibióticos para infecções. Eu não gostaria de viver nos séculos passados onde se morria de gripe ou de alguma infecção! E que ao gripar eu não teria um antitérmico para baixar a febre e o mal estar físico.

Acho que seria terrível não ter um remedinho para pingar no nariz se ele ficasse entupido!!!...Podemos viajar nas inúmeras possibilidades de desconforto sem a medicina atual. Esperamos sim , que em mais alguns anos, hajam descobertas maravilhosas que possibilitem mais conforto a todos...

Mas voltando aos remédios "psi", são indispensáveis à sua saúde, são necessários e é preciso tomá-los diariamente, sem interrupção conforme seu médico prescreveu! Isso é fato. Se você parar de tomar seus sintomas voltarão e com agravantes. Talvez, esse mesmo medicamento já não consiga fazer o mesmo efeito. Portanto, só páre sob ordens médicas. Se seu remédio está lhe causando muitos efeitos colaterias, converse com seu médico e veja qual seria a melhor opção. As vezes, não temos melhor opção, pois só temos aquele modelo de medicação para aquele problema. Mas conversando com seu médico, ele poderá argumentar a necessidade de se manter tal droga em benefícios maiores....

E você já parou para se perguntar por que você usa diariamente e não deixa nunca de usar seu sabonete, sua pasta de dente, e seu desodorante? Pois é ! Eles são também remédios e também se compram sempre e se faz uso diário! Como viver sem eles ? Quer ter cheiro ruim, mau hálito ? Eu com certeza não quero !Ou mesmo seu remédio para o colesterol alto, para pressão alta. Ninguém questiona o fato de ter que tomá-los, não é mesmo! Apenas toma! Os remédios "psi" são do mesmo gênero, precisam ser tomados diariamente para fazerem efeito. São feitos para doenças crônicas como a pressão alta, o colesterol alto, o hipotiroidismo e ninguém questiona tomar remmédios para esses modelitos crônicos. Mas quando se fala de doençcas "spi" e remédios "psi", hiiiiiii!!! Lá vem discussão....

Então conforme-se de que o uso dessas medicações são para o seu bem. E até que a medicina evolua mais um pouco, há necessidade de se fazer uso constante! As vezes, você para de usar e os efeitos do parar só vão aparcer algum tempo depois, mas certamente virão! Cuidado, não páre sem que seu médico tenha pedido! Os sintomas podem voltar ... e o seu remédio pode não funcionar como deveria!!

Autora: SOFIA BAUER
Fonte: http://sofiabauerpsiquiatria.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário